Um exame de ultrassonografia que avalia o coração e estuda possíveis malformações cardíacas fetais. Ele faz um estudo morfológico do coração fetal, complementando o exame ecográfico.

O diagnóstico de uma possível cardiopatia antes do nascimento possibilita o planejamento do parto para um local adequado com a presença de uma equipe médica para receber e tratar devidamente o recém-nascido.

Algumas cardiopatias congênitas, como a transposição das grandes artérias e a hipoplasia de ventrículos, vão requerer correção cirúrgica logo após o nascimento e algumas arritmias fetais podem ser tratadas antes do nascimento.

A Sociedade Internacional de Ultrassonografia em Obstetrícia e Ginecologia (ISUOG) relata uma incidência estimada de cardiopatia congênita de cerca de 4-13 por 1000 nascidos vivos e cita que as anomalias cardíacas estruturais estão entre as anormalidades mais frequentemente não identificadas na ultrassonografia pré-natal. A detecção pré-natal das cardiopatias congênitas pode melhorar o prognóstico dos fetos com tipos específicos de lesões cardíacas.