O que é?
A endometriose foi descrita pela primeira vez em 1860, e é definida como a presença de tecido endometrial funcionante fora da cavidade endometrial e do miométrio.
Epidemiologia
Afeta de 5 a 15% das mulheres em idade reprodutiva. Pode ser encontrada em 20% a 50% das mulheres com infertilidade, e em até 90% das mulheres com dor pélvica crônica.
Quais são os sintomas mais frequentes?
Os sintomas são variados, podendo cursar com dor pélvica crônica e recorrente, cólicas, dores durante a relação sexual, dor para urinar ou evacuar e infertilidade.
Diagnóstico
O diagnóstico por Ressonância Magnética já é bem estabelecido, mas novos estudos revelam alta acurácia no diagnóstico através da ultrassonografia transvaginal, realizada preferencialmente com preparo intestinal adequado.
Ao contrário do que muitos pensam, podemos sim fazer o diagnóstico de endometriose através do ultrassom! Basta fazer um exame direcionado para esta patologia.
No exame, podemos ver endometriomas ovarianos (cistos ovarianos relacionados a endometriose), e uma lesão no reto (segmento intestinal) que também sugere foco de endometriose profunda.
Nas imagens, mostramos os endometriomas com a letra C em vermelho, as setas amarelas sinalizam o reto e as setas vermelhas sinalizam o foco de endometriose intestinal.
Comentários